SÍNTESE DE UMA AULA DE ECI-209
A aula do dia 27/04/12 da
disciplina ECI-209 – Tendências Contemporâneas de Currículo foi muito
proveitosa. A referida aula foi ministrada pela professora Rita T. Stano, sendo
que a disciplina faz parte da grade curricular do curso de Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências, da UNIFEI.
A aula teve início, quando a professora fez
uma abordagem inicial, sendo que depois, as colegas Cristina e Giselle falaram
sobre o tema “Cooperação Escola- Universidade e a construção de Currículo”. Cristina iniciou a
explanação e durante a sua fala, ela enfatizou dentre outros itens, a abordagem
CTS- Ciência Tecnologia e Sociedade, que é uma proposta de Ensino-Aprendizagem,
que procura valorizar e trabalhar as experiências e os conhecimentos prévios
dos alunos. Depois, a colega Giselle falou sobre a importância de se ter o
conhecimento, citando o fato de que em determinado bairro de certa cidade, os
moradores apresentavam sérios problemas gastrointestinais e, verificaram que a
água utilizada era contaminada. De posse desse conhecimento, os alunos da
escola, que também eram moradores daquele bairro, atuaram como disseminadores
das informações e o problema foi combatido. Na sequencia, os alunos Átila Bruno
e Jacy, começaram a falar sobre “As Diferenças nos PCN do Ensino Fundamental”.
Átila iniciou a preleção, dizendo que os PCN foram implantados em 1988, que
foram muito criticados e que mesmo assim, foram implantados. Citou Ball &
Bowe, que defendem que as políticas curriculares sejam examinadas sobre 3
contextos: a) Público e privado ; b) Operado por partidos, governos , agentes
internacionais e comunidades acadêmicas(um ciclo contínuo); c) Prática, resultante do cotidiano. Minha
contribuição foi complementar e comentar sobre a fala do colega Átila. Depois, foi
abordada a “Pluralidade Cultural e os PCN”. Foi citado que perceber a
pluralidade cultural e denunciar o preconceito, são insuficientes para a
construção de uma política da diferença. A diversidade é tratada de forma
marginal nos PCN. Outra questão abordada foi referente aos saberes que os
currículos privilegiam, os saberes acumulados pela sociedade ocidental e, que
Libânio (1991), defende que haja uma articulação entre os conteúdos de ensino e
as experiências concretas dos alunos.
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Faço a mesma observação. Sinto falta de você, como aprendiz, ser pensante e professor neste apanhado.
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