terça-feira, 15 de maio de 2012

SÍNTESE DA AULA DE ECI DO DIA 27-04-2012


                                               SÍNTESE DE UMA AULA DE ECI-209
          
         A aula do dia 27/04/12 da disciplina ECI-209 – Tendências Contemporâneas de Currículo foi muito proveitosa. A referida aula foi ministrada pela professora Rita T. Stano, sendo que a disciplina faz parte da grade curricular do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da UNIFEI.   
        A aula teve início, quando a professora fez uma abordagem inicial, sendo que depois, as colegas Cristina e Giselle falaram sobre o tema “Cooperação Escola- Universidade e a  construção de Currículo”. Cristina iniciou a explanação e durante a sua fala, ela enfatizou dentre outros itens, a abordagem CTS- Ciência Tecnologia e Sociedade, que é uma proposta de Ensino-Aprendizagem, que procura valorizar e trabalhar as experiências e os conhecimentos prévios dos alunos. Depois, a colega Giselle falou sobre a importância de se ter o conhecimento, citando o fato de que em determinado bairro de certa cidade, os moradores apresentavam sérios problemas gastrointestinais e, verificaram que a água utilizada era contaminada. De posse desse conhecimento, os alunos da escola, que também eram moradores daquele bairro, atuaram como disseminadores das informações e o problema foi combatido. Na sequencia, os alunos Átila Bruno e Jacy, começaram a falar sobre “As Diferenças nos PCN do Ensino Fundamental”. Átila iniciou a preleção, dizendo que os PCN foram implantados em 1988, que foram muito criticados e que mesmo assim, foram implantados. Citou Ball & Bowe, que defendem que as políticas curriculares sejam examinadas sobre 3 contextos:  a) Público e privado ;  b) Operado por partidos, governos , agentes internacionais e comunidades acadêmicas(um ciclo contínuo); c)  Prática, resultante do cotidiano. Minha contribuição foi complementar e comentar sobre a fala do colega Átila. Depois, foi abordada a “Pluralidade Cultural e os PCN”. Foi citado que perceber a pluralidade cultural e denunciar o preconceito, são insuficientes para a construção de uma política da diferença. A diversidade é tratada de forma marginal nos PCN. Outra questão abordada foi referente aos saberes que os currículos privilegiam, os saberes acumulados pela sociedade ocidental e, que Libânio (1991), defende que haja uma articulação entre os conteúdos de ensino e as experiências concretas dos alunos.                                    
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Um comentário:

  1. Faço a mesma observação. Sinto falta de você, como aprendiz, ser pensante e professor neste apanhado.

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