terça-feira, 15 de maio de 2012

RESUMO DA AULA DE ECI-209 DE 11-05-2012


Resumo de uma aula de ECI-209

             No dia 11/05/12, aconteceu mais uma aula de ECI-209, Tendências Contemporâneas de Currículo. Esta aula foi uma sequencia da aula anterior, realizada no dia 27/04/12. 
            A referida aula iniciou-se com a preleção da professora Rita T. Stano, que em seguida solicitou que o aluno Jacy retomasse o tema abordado na aula anterior, que se tratava da “Diferença dos PCN do Ensino Fundamental.” O tema foi escrito por Elizabeth Macedo e apresentado por Átila Bruno e Jacy. 
            O aluno começou a abordagem, citando que os currículos substituem os saberes menos organizados, por outros mais organizados.  Foi dito que Bhabha (1998), considera que a ideia de patriotismo, foi um pretexto para apagar as diferenças. Outra coisa foi que o cidadão nacional é um cidadão globalizado e que deve ser inserido no mercado produtivo, como trabalhador e como consumidor. Houve comentários, porque há quem acredita que essa função seria mais adequada a uma escola técnica e não a uma tradicional.
          Outra questão que gerou debate, foi a que a autora afirma que há muitas diferenças entre os alunos e que a escola precisa saber lidar com elas. Considerando que no Brasil  as diferenças são muito diferentes, isso nem sempre é possível.
           Em seguida, foi abordada “A  diferença como pensar o particular e o universal, no campo do currículo”. Segundo a autora, as relações entre as culturas particulares, são relações de poder. Uma frase interessante que foi comentada pela professora é de que “Ao não questionar o sistema que cria a similaridade, as perspectivas multiculturais dos PCN excluem, mesmo quando denunciam a exclusão”.
         Segundo a autora, se uma cultura particular se transforma em universal, abre mão de sua identidade original. Finalmente, foi citado McCarthy (1994), que defende que se traga para o currículo, as experiências das minorias marginalizadas e as de mulheres das classes trabalhadoras, não como conteúdos, mas como experiências marginais. A aula gerou debates interessantes e foi encerrada.

Um comentário:

  1. Você descreveu a aula, registrou o acontecido. Jacy, e o seu pensar, suas impressões, suas dúvidas?

    ResponderExcluir