UNIFEI
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS
ECI 209-TENDÊNCIAS CONTEMPORÃNEAS DE CURRÍCULO
PROFª Drª Rita T.
Stano
Aluno: Jacy Carvalho do Nascimento.
COMPARAÇÕES ENTRE UMA POESIA E UM TEXTO
Após ler a poesia intitulada “Não entendo o
espanto”,podemos relacioná-la ao texto “Nascem os estudos sobre currículo, as
teorias tradicionais”.
Numa abordagem sobre
currículo, sabendo que o mesmo é forma, conteúdo e organização, vejo que a
poesia e o texto podem ser retratados sob a ótica do conteúdo.
O poema começa dizendo, Adivinhe onde ando ?, enquanto que o
texto relata que os “professores e professoras em todas as épocas e lugares,
sempre estiveram envolvidos de uma forma ou de outra, com o currículo, mesmo
antes que houvesse a palavra currículo de forma especializada”. Sendo assim, já
trabalhavam os conteúdos em diversos lugares.
Do poema, Não entendo o teu espanto, é como se
alguém perguntasse currículo,? O que tem nisso?. Adivinha o que escondo? É o que será que há por trás disso? Já é tempo de tudo dizer, significa
está na hora de apresentar os conteúdos curriculares, se eu caio ou levanto, quer dizer, se o conteúdo é edificante ou
não.
Eu tolo assim como tudo que escapou de mim, ao passar dos meus
anos, é como se se
perguntasse, para que serve o currículo? , qual a sua utilidade com o passar
dos anos?
Como tudo o que estranho em ti, tua força e o teu pranto, é como Robbit aborda em seu
livro “o currículo”, suas diferentes e
particulares visões.
Adivinhe o que planto?, Robbit queria que a escola funcionasse da mesma forma
que qualquer outra empresa comercial ou industrial, o que de certa forma
implica em semear o conservadorismo
Ao pesar meus enganos eu mudei os planos; John Dewey propõe uma vertente mais
progressista mais preocupada com a construção da democracia que com o
funcionamento da economia
Como se dói um tombo, a influência de Dewey não teve a mesma aceitação que a de
Robbitt , que propunha uma Educação Cientifica.
Eu ainda te estranho e ainda me engano porque o caminho é
longo, tudo o que
era preciso fazer era pesquisar e mapear quais eram as habilidades necessárias
para as diversas ocupações.
E eu não me importo onde ando; o modelo de Robbitt encontra
consolidação nos conteúdos de um livro de Ralph Tyler que iria dominar o campo
do currículo nos Estados Unidos, com influência em diversos países, incluindo o
Brasil.
Trago aqui pedaços de tudo que vi; os conteúdos dos estudos sobre
currículo, tornam-se estabelecidos.
Se eu ainda te espanto, Tyler sugere que o currículo contenha filosofia social
e educacional comprometida com a psicologia da aprendizagem.
Vou seguir a estrada que há muito parti e levar-te em meus
sonhos; a orientação
comportamentalista teve nos anos 60 um revigoramento, uma tendenciaa um
conteúdo tecnisista na educação.
Adivinhe onde ando?; o currículo atual tem visão dd mundo?
Adivinhe o que escondo?; quais os conteúdos curriculares atuais?
Adivinhe o que planto ?; os conteúdos curriculares atuais são diversificados?
Bem eu... mudei os planos- os componentes curriculares precisam acompanhar as mudanças da sociedade
Sou louco assim; os conteúdos curriculares oferecidos a todas as classes
populares?
Sementes de tudo que sei; as informações são democratizadas.
Já é tempo de tudo saber; os conteúdos curriculares devem estar
disponibilizados para todos.
A poesia e o texto podem
ser analisados sobre outra ótica, mas isso é assunto para outra ocasião.
Mas a forma como você construiu o diálogo entre poesia e texto ficou muito interessante. Traz reflexões importantes sobre currículo. Parabéns!
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