segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMPARAÇÕES ENTRE A POESIA E O TEXTO


UNIFEI
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS
ECI 209-TENDÊNCIAS CONTEMPORÃNEAS DE CURRÍCULO
PROFª  Drª Rita T. Stano
Aluno: Jacy Carvalho do Nascimento.
     COMPARAÇÕES ENTRE UMA POESIA E UM TEXTO
    Após ler a poesia intitulada “Não entendo o espanto”,podemos relacioná-la ao texto “Nascem os estudos sobre currículo, as teorias tradicionais”.
Numa abordagem sobre currículo, sabendo que o mesmo é forma, conteúdo e organização, vejo que a poesia e o texto podem ser retratados sob a ótica do conteúdo.
O poema começa dizendo, Adivinhe onde ando ?, enquanto que o texto relata que os “professores e professoras em todas as épocas e lugares, sempre estiveram envolvidos de uma forma ou de outra, com o currículo, mesmo antes que houvesse a palavra currículo de forma especializada”. Sendo assim, já trabalhavam os conteúdos em diversos lugares.
Do poema, Não entendo o teu espanto, é como se alguém perguntasse currículo,? O que tem nisso?. Adivinha o que escondo? É o que será que há por trás disso? Já é tempo de tudo dizer, significa está na hora de apresentar os conteúdos curriculares, se eu caio ou levanto, quer dizer, se o conteúdo é edificante ou não.
Eu tolo assim como tudo que escapou de mim, ao passar dos meus anos, é como se se perguntasse, para que serve o currículo? , qual a sua utilidade com o passar dos anos?
Como tudo o que estranho em ti, tua força e o teu pranto, é como Robbit aborda em seu livro  “o currículo”, suas diferentes e particulares visões.
Adivinhe o que planto?, Robbit queria que a escola funcionasse da mesma forma que qualquer outra empresa comercial ou industrial, o que de certa forma implica em semear o conservadorismo
Ao pesar meus enganos eu mudei os planos; John Dewey propõe uma vertente mais progressista mais preocupada com a construção da democracia que com o funcionamento da economia
Como se dói um tombo, a influência de Dewey não teve a mesma aceitação que a de Robbitt , que propunha uma Educação Cientifica.
Eu ainda te estranho e ainda me engano porque o caminho é longo, tudo o que era preciso fazer era pesquisar e mapear quais eram as habilidades necessárias para as diversas ocupações.
E eu não me importo onde ando; o modelo de Robbitt encontra consolidação nos conteúdos de um livro de Ralph Tyler que iria dominar o campo do currículo nos Estados Unidos, com influência em diversos países, incluindo o Brasil.
Trago aqui pedaços de tudo que vi; os conteúdos dos estudos sobre currículo, tornam-se  estabelecidos.
Se eu ainda te espanto, Tyler sugere que o currículo contenha filosofia social e educacional comprometida com a psicologia da aprendizagem.
Vou seguir a estrada que há muito parti e levar-te em meus sonhos; a orientação comportamentalista teve nos anos 60 um revigoramento, uma tendenciaa um conteúdo tecnisista na educação.
Adivinhe onde ando?; o currículo atual tem visão dd mundo?
Adivinhe o que escondo?; quais os conteúdos curriculares atuais?
Adivinhe o que planto ?; os conteúdos curriculares atuais são diversificados?
Bem eu... mudei os planos- os componentes curriculares precisam acompanhar as mudanças da sociedade
Sou louco assim; os conteúdos curriculares oferecidos a todas as classes populares?
Sementes de tudo que sei; as informações são democratizadas.
Já é tempo de tudo saber; os conteúdos curriculares devem estar disponibilizados para todos.
A poesia e o texto podem ser analisados sobre outra ótica, mas isso é assunto para outra ocasião.

Um comentário:

  1. Mas a forma como você construiu o diálogo entre poesia e texto ficou muito interessante. Traz reflexões importantes sobre currículo. Parabéns!

    ResponderExcluir