6° aula
N°5 MPEC-UNIFEI
Disciplina: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE CURRICULO
Alunos: Jacy
Carvalho do Nascimento
&
Átila Bruno
As Condições
Institucionais Da Aprendizagem, Motivadas Pelo Currículo
_ O ensino na escola não acontece no vazio, a qualidade
da educação fica definida pelas características da aprendizagem pedagogia,
balizadas pelo currículo e pelas características da escola.
_ “O currículo é o projeto cultural, que a escola torna
possível”
_ Skibeck (1984) afirma que são dimensões do currículo
básico (bases de formação)
a) As áreas de conhecimento e experiência
b) Os ambientes de aprendizagem.
A
complexidade da aprendizagem escolar: Expressão da complexidade da escola:
As práticas políticas, administrativas institucionais e a
genuína prática pedagógica se entrecruzam. Segundo Lundgren, são forças que
dirigem e controlam o processo de ensino.
- O currículo é determinado para o que ocorre nas aulas.
- Tudo o que envolve a escola,envolve o currículo.
- Os processos de aprendizagem dependem de fatores
externos e internos, anteriores e simultâneos ao processo.
- Lundgren destaca 3 sistemas,que condicionam o processo
educativo:
a) O currículo.
b) O sistema administrativo.
c) Todas as regulações legais que afetam a escola.
- A prática de
ensino não é o produto das decisões dos professores, mas as atuações no campo
político, jurídico e administrativo sim.
- A escola e o
ambiente escolar, são um currículo oculto.
- “O projeto cultural” se dá num ambiente que por si só,
é elemento modelador e mediatizador da aprendizagem.
- A pesquisa sobre
ambiente escolar tem uma longa tradição, vários trabalhos de pesquisa abordaram
o ambiente escolar.
- Lewin afirma que a conduta humana é resultado da
interação entre a personalidade e o meio ambiente.
2°
Segundo
Aplle (1973),podemos distinguir 6 aspectos básicos do ambiente escolar:
1) O conjunto arquitetônico das escolas.
2) Aspectos materiais e tecnológicos.
3) Os sistemas simbólicos e de informação- currículo
explícito.
4) As habilidades do professor.
5) Os estudantes e outro tipo de pessoal.
6) Componentes organizativos e de poder.
- De acordo com Schubert (1986). As dimensões do ambiente
escolar são as seguintes:
* Física
* Materiais
* Interpessoal
* Institucional
* Psíco-social
Essas pautas
permitem o planejamento e a avaliação.
“ Na escola,normalmente não se pode aprender qualquer
coisa a qualquer momento”
Em todo o sistema escolar se instala uma espécie de
mentalidade de controle.
- A interação de todas as dimensões do ambiente escolar;
Preenchem o currículo oculto e filtram os efeitos logrados do currículo
explícito.
Algumas
Consequências
- As competências do professor atual são resultado da
peculiar ponderação dos currículos em diferentes situações históricas.
- As mudanças no currículo, exigem um novo professor.
- No sistema de produção- Reprodução do saber, existem poucas
instâncias intermediárias, pessoas e instituições.
- Na maioria dos casos, o professor não costuma dominar a
nível de 1° grau, as chaves que explicam a evolução do saber. Isso acontece
também, a nível de 2° grau.
- O professor fica inerte, não participa da elaboração
pedagógica.
- A participação ativa, profissionalmente falando, requer
formação cultural científica.
- A qualidade do ensino deve considerar a chave epistemológica,
assim como a formação do professor.
- Essas competências, numa perspectiva
técnico-profissional não são fáceis de propiciar.
- Um novo currículo exige metodologias, saberes e
habilidades profissionais diferentes.
O que leva a uma
alteração na própria forma de relacionar-se com os alunos.
- O professor se vê submetido a contradições diversas,
porque as demandas que recaem sobre ele, não são unívocas.
- É preciso que haja uma transformação pedagógica, não
apenas nos conteúdos, mas também nos métodos e nas condições escolares- INOVAR.
_” Quanto mais amplas são as facetas consideradas objeto
do currículo obrigatório, mais ampla, é a intervenção dos processos educativos
conscientes mais amplos são os aspectos nos quais se exerce o controle através
das relações pedagógicas”.
----///----
Resumo muito bem apresentado.
ResponderExcluir