segunda-feira, 7 de maio de 2012

AS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS DE APRENDIZAGEM MOTIVADAS PELO CURRÍCULO


6° aula
N°5     MPEC-UNIFEI
Disciplina: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DE CURRICULO
Alunos:  Jacy Carvalho do Nascimento
&
Átila Bruno

As Condições Institucionais Da Aprendizagem, Motivadas Pelo Currículo
_ O ensino na escola não acontece no vazio, a qualidade da educação fica definida pelas características da aprendizagem pedagogia, balizadas pelo currículo e pelas características da escola.
_ “O currículo é o projeto cultural, que a escola torna possível”
_ Skibeck (1984) afirma que são dimensões do currículo básico (bases de formação)
a) As áreas de conhecimento e experiência
b) Os ambientes de aprendizagem.
A complexidade da aprendizagem escolar: Expressão da complexidade da escola:
As práticas políticas, administrativas institucionais e a genuína prática pedagógica se entrecruzam. Segundo Lundgren, são forças que dirigem e controlam o processo de ensino.
- O currículo é determinado para o que ocorre nas aulas.
- Tudo o que envolve a escola,envolve o currículo.
- Os processos de aprendizagem dependem de fatores externos e internos, anteriores e simultâneos ao processo.
- Lundgren destaca 3 sistemas,que condicionam o processo educativo:
a) O currículo.
b) O sistema administrativo.
c) Todas as regulações legais que afetam a escola.
-  A prática de ensino não é o produto das decisões dos professores, mas as atuações no campo político, jurídico e administrativo sim.
-  A escola e o ambiente escolar, são um currículo oculto.
- “O projeto cultural” se dá num ambiente que por si só, é elemento modelador e mediatizador da aprendizagem.
-  A pesquisa sobre ambiente escolar tem uma longa tradição, vários trabalhos de pesquisa abordaram o ambiente escolar.
- Lewin afirma que a conduta humana é resultado da interação entre a personalidade e o meio ambiente.
Segundo Aplle (1973),podemos distinguir 6 aspectos básicos do ambiente escolar:
1) O conjunto arquitetônico das escolas.
2) Aspectos materiais e tecnológicos.
3) Os sistemas simbólicos e de informação- currículo explícito.
4) As habilidades do professor.
5) Os estudantes e outro tipo de pessoal.
6) Componentes organizativos e de poder.
- De acordo com Schubert (1986). As dimensões do ambiente escolar são as seguintes:
* Física
* Materiais
* Interpessoal
* Institucional
* Psíco-social
  Essas pautas permitem o planejamento e a avaliação.
“ Na escola,normalmente não se pode aprender qualquer coisa a qualquer momento”
Em todo o sistema escolar se instala uma espécie de mentalidade de controle.
- A interação de todas as dimensões do ambiente escolar; Preenchem o currículo oculto e filtram os efeitos logrados do currículo explícito.


Algumas Consequências
- As competências do professor atual são resultado da peculiar ponderação dos currículos em diferentes situações históricas.
- As mudanças no currículo, exigem um novo professor.
- No sistema de produção- Reprodução do saber, existem poucas instâncias intermediárias, pessoas e instituições.
- Na maioria dos casos, o professor não costuma dominar a nível de 1° grau, as chaves que explicam a evolução do saber. Isso acontece também, a nível de 2° grau.
- O professor fica inerte, não participa da elaboração pedagógica.
- A participação ativa, profissionalmente falando, requer formação cultural científica.
- A qualidade do ensino deve considerar a chave epistemológica, assim como a formação do professor.
- Essas competências, numa perspectiva técnico-profissional não são fáceis de propiciar.
- Um novo currículo exige metodologias, saberes e habilidades profissionais diferentes.
 O que leva a uma alteração na própria forma de relacionar-se com os alunos.
- O professor se vê submetido a contradições diversas, porque as demandas que recaem sobre ele, não são unívocas.
- É preciso que haja uma transformação pedagógica, não apenas nos conteúdos, mas também nos métodos e nas condições escolares- INOVAR.
_” Quanto mais amplas são as facetas consideradas objeto do currículo obrigatório, mais ampla, é a intervenção dos processos educativos conscientes mais amplos são os aspectos nos quais se exerce o controle através das relações pedagógicas”.


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