quarta-feira, 27 de junho de 2012

UMA COMPARAÇÃO ENTRE UM RIO E O CURRÍCULO


                                           Por Jacy Carvalho do Nascimento

Sempre que alguém estuda a história das civilizações, verifica que todas elas se desenvolveram ao lado de um rio, muitos deles conhecidos mundialmente, como é o caso do Ghandis, do Tamisa, do  Renno, do Nilo, do histórico e bíblico  Rio Jordão , do Rio São Francisco  do Rio  Amazonas, dentre tantos outros.
 Ao lado dos rios, as civilizações evoluíram e desenvolveram habilidades no decorrer de sua existência e, com o passar do tempo, perceberam que a base dessa evolução está em algo muito importante chamado de “educação”.  Com o desenvolvimento da educação, surgiram além de outras coisas, várias formas de se aproveitar o potencial de um rio, da mesma forma que para se aproveitar melhor o potencial educacional de um povo, surgiu o “currículo”.   
O currículo é um caminho que percorre as instâncias do saber, da mesma forma que o leito de um rio é uma estrada que conduz as águas, perfazendo um caminho sinuoso e desafiador, num ambiente criado pela própria natureza.
Prosseguindo com a comparação, currículo é uma relação de poder, de forma que o poder econômico determina o seu conteúdo. Da mesma forma, os seres vivos de um rio se envolvem numa outra disputa de poder, que é a cadeia ou teia alimentar, na qual, também prevalece a lei do mais forte.  Um rio abrange o coletivo, serve a todos os seres que dele dependem para viver, “faz o bem, sem olhar a quem”, enquanto que o currículo também se relaciona ao sentido coletivo, quando aborda a educação e o direito ao saber ofertado para todos, sem distinção alguma. Rio também é individual, singular, da mesma forma que o currículo, que é específico e contribui para a formação do indivíduo com cidadão.
Rio é fonte de vida, enquanto que currículo é fonte de conhecimento para a vida, rio e currículo são territórios desterritorializados, pois existem para o bem de todos. As comparações são muitas e todas repletas de virtuosos exemplos. Rio pode inundar as planícies com suas águas, currículo pode inundar os corações com a alegria do saber, do descobrir, do superar e do sentir-se capaz. Rio faz nascerem as esperanças, currículo faz aflorar os sonhos, rio é imprescindível e currículo é indispensável.
 O fato é que tanto o rio quanto o currículo, devem ser tratados com muito carinho, critério e responsabilidade, pois ajudam a contar a história de uma civilização, dentre as quais, também se encontra a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário